sábado, 12 de setembro de 2015

Dez razões porque todo líder deve ser um leitor




“Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”. 2 Timóteo 4.13 

A leitura é um dos hábitos mais essenciais de todo líder. Quem não lê, não tem o que oferecer, é vazio, não possui argumentação, não tem subsídios necessários para as demandas da carreira ministerial e vivência cristã. Infelizmente muitas ovelhas estão famintas e desnutridas porque seus líderes não podem dar o que não possuem. 

1- Leia para seu crescimento intelectual – Você desenvolve sua mente quando se dedica a leitura. A mente humana é igual a um músculo, quanto mais trabalhada, mas evolui. 

2- Leia para seu crescimento espiritual – Em 2 Tm 4.13 Paulo solicita livros e pergaminhos, pois conhecia a importância da leitura em sua vida espiritual. E a Palavra registra várias passagens que exortam a leitura diuturnamente. 

3- Leia para desenvolver um estilo de pregação e de ensino – A leitura auxilia em vários aspectos, como na elaboração de sermões, estudos, aconselhamentos, etc. 

4- Leia para aprimorar o seu idioma – Facilmente percebemos quando uma pessoa não é dada a leitura, pois sua comunicação é deficiente, seu vocabulário é raso e sua argumentação é superficial. 

5- Leia para ter comunhão com grandes mentes e grandes pessoas – Nem todos possuem condições de estar pessoalmente com pessoas de mentes brilhantes. Mas através da leitura é possível absorver seus conhecimentos. Até mesmo de grandes líderes do passado. 

6- Leia para aprender a escrever – A cultura brasileira não é das melhores, e nossa educação muito menos, mas a leitura é forte aliada na transformação desta realidade. Quando lemos, aprendermos a raciocinar, falar e também a escrever. 

7- Leia para adquirir novas informações – Como é difícil conversar com uma pessoa que sempre reproduz as mesmas coisas. O que não acontece com os leitores, que sempre possuem novidades, e alguns, em diversas áreas da vida. 

8- Leia para desenvolver suas habilidades de liderança – Alguém que gasta mais dinheiro em livros que em comida e vestuário é destinado à liderança. As pessoas bem sucedidas fazem diariamente o que os fracassados fazem esporadicamente. Se você deseja ser alguém grande no futuro, desenvolva hábitos dos grandes no presente. 

9- Leia porque uma pessoa que não lê, não é melhor do que uma que sabe ler – Todos os humanos possuem suas qualidade intrínsecas. O mais indouto ser humano possui uma gama de sabedoria natural. Mas para certas posições e cargos, Deus precisa de pessoas mais bem preparadas. Deus usou até um analfabeto, mas não poderia colocá-lo no lugar de Moisés ou de Paulo. 

10- Leia para que você esteja entre os 20% da sociedade que estão no topo – Você sabia que os 20% de toda a sociedade que está no topo compra livros? Junte-se aos 20% da sociedade que está no topo e alcance patamares melhores em todos os âmbitos de sua vida. A leitura não irá lhe ajudar somente no reino de Deus, mas no seu trabalho, em casa, nos estudos, etc. Você determina onde vai chegar! E uma das maneiras de revelar seu futuro é analisando o quanto você investe em leitura. E disse Jesus: Crescei na graça e no conhecimento! 

Baseado no livro a "Arte da liderança"- Autor Dag Heward-Mills - pág. 114-115.

Fonte: Semeador Fiel