domingo, 8 de novembro de 2015

Espera no Senhor


Por Pr. Levi Costa

Como estamos vivendo hoje? O que é que tem ocupado o nosso pensamento? O que é que tem dominado a nossa mente? Algumas pessoas só pensam na perda, na humilhação, na frustração, no abandono, na indiferença, na ingratidão. Há pessoas que só conseguem se lembrar do caos, vivendo numa câmara de ecos que vem do passado. 

O fato é que Deus renova as coisas, as suas misericórdias não congelam, renovam-se a cada manhã. Cabe a nós hoje, não antecipar o mal de amanhã (Mt 6.34). Aos nossos olhos parece que Deus nos deixou, ou deixou pra depois a nossa causa, porém nessa aparente demora Ele age em resposta a nós (Is 64.4; Lc 18.7,8).

É preciso perceber que as circunstâncias dolorosas tornam-se no agente terapêutico de Deus (Sl 119.67,71). O que hoje me angustia pode ser a cirurgia de Deus para extirpar aquilo que a mim de nada serve, a não ser para desvirtuar-me daquilo que o Senhor quer de mim (Sl 94.12; Rm 8.28,29). 

O interesse de Deus não é nos ver cabisbaixo, arrasados, encurvados ante a vida, ele se compadece de nossa situação e nos dá o livramento (Is 54.7). A nossa esperança adoecida pode ser curada quando trazemos à mente o fato de que o Deus ao qual servimos é o Deus da Justiça (Dt 32.3,4). 

Deus está no controle absoluto de tudo, nada está fora do Seu alcance. Ele é o Soberano Criador do Universo. Ninguém pode dizer ou fazer alguma coisa sem que Deus, de alguma forma, não o tenha permitido.

A verdade é que estamos vivos, e esse é o maior patrimônio que se pode ter. Você está consciente de si mesmo, com o sangue correndo nas veias. Isto é um dom de Deus (At 17.25,28). Ao invés de ficarmos com lamúrias a dizer: "por que Deus não veio, ou atrasou, não apareceu. Por que estou assim abandonado?" Devemos trazer à memória o que nos pode dar esperança (Lm 3.21). 

Em muitos casos o que se cria no interior é o fruto amargo da desesperança. Perdendo a fé na vida, perdendo a possibilidade de crer, de ver o melhor, de profetizar a restauração que vem do Senhor para aqueles que n'Ele espera, espera pois no Senhor!