sábado, 14 de novembro de 2015

O Arrebatamento da Igreja


Por Pr. Levi Costa

DEFININDO OS TERMOS ARREBATAMENTO E VINDA:

• Arrebatamento: É o evento em que Jesus vem até as nuvens buscar para a sua igreja. – 1 Ts 4.17.

- Harpazo, é a palavra do grego traduzida para arrebatamento, que significa: “tomar para si, retirar, interferir rapidamente, levar com força, reivindicar para si”. Isso em um “abrir e fechar de olhos” – 1 Co 15.52,53.

• Vinda. (1 Ts 5.23). Três palavras são usadas no grego para referir-se à vinda de Cristo:

- Parousia. Sua tradução é: presença, vinda, chegada, volta; (“visita real, chegada de um rei”); A futura e visível volta de Jesus.

- Epifania. É manifestação, aparecimento, “vinda”. É usada para designar a volta gloriosa de Jesus após a grande tribulação (2 Tm 4.1).

- Apokalupsis. Revelação, exposição, manifestação. Fala da manifestação completa no sentido de se revelar, tornar-se conhecida sem qualquer obscuridade, perante o mundo.

TEORIAS SOBRE O ARREBATAMENTO

- Arrebatamento parcial: Dizem que somente um grupo formado por aqueles que estão ansiosamente aguardando o retorno de Cristo é que serão arrebatados.

- Arrebatamento meso ou midi-tribulacionista: Afirma que o arrebatamento ocorrerá na metade da Grande Tribulação, segundo interpretam Daniel 9.27;

- Arrebatamento pós-tribulacionista: Ensinam que Jesus vem, arrebata a igreja e rapidamente vai ao céu retornado imediatamente a terra com a igreja arrebatada para instituir o milênio;

- Arrebatamento pré-tribulacionista: Para o pré-tribulacionista o arrebatamento será antes da grande tribulação. a igreja desde os primórdios era pré-tribulacionista, ou seja, esperava que o arrebatamento fosse antes da grande tribulação - 1 Ts 5.9; Ap 3.10;

O pré-tribulacionista está baseado na chamada “doutrina da iminência”, ou seja, a palavra de Deus sempre nos exorta a estarmos vigilantes pelo fato de não sabermos a que horas, dia ou ano que Jesus virá.Por isso, a igreja é constantemente exortada a vigiar - Mt 24.36,42; Tt 2.13 e 1 Ts 5.4

Exemplos bíblicos que confirmam que a Igreja não passará pela Grande Tribulação:

- Enoque, Foi transladado antes do dilúvio - Gn 5.24; Hb 11.5;
- Elias, Foi arrebatado antes de Israel ser conquistado – 2 Rs 2.11;
- Noé, Guardado na Arca antes de chegar o diluvio – Hb 11.7;
- Ló, Posto a salvo antes da destruição de Sodoma – Lc 17.29,30.

Portanto, a Grande Tribulação não se destina à Igreja, será o tratar de Deus com Israel e com o mundo ímpio – Is 26.20,21; 2 Pe 2.9 e Ap 3.10.