terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Esperando na providência divina




Por Pr. Levi Costa 

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pe 5.6,7).

O apóstolo Pedro orienta a nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus, para que Ele, a seu tempo, venha nos exaltar, lançando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós, então devemos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade. 

Nos humilhando perante Deus

Soberba e humildade não se misturam. Soberba e humildade não podem co-existirem em um mesmo coração. Enquanto Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes (Tg 4.6). Porque “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.” (Sl 34.18). 

O Senhor descreve o tipo de pessoa que atrai a Sua atenção, ou seja, aquele que não é de espírito altivo, mas que treme diante de Sua Palavra.“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas estas coisas foram feitas, diz o Senhor, mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.” (Is 66.2). 

Esperando no tempo de Deus

Diferente dos deuses pagãos, o Senhor Jeová trabalha para aquele que N’Ele espera (Is 64.4). Somente aquele que confia na providência divina sabe se humilhar esperando no tempo de Deus. Os pensamentos de Deus para conosco é de nos dar a paz e um final agradável como esperamos (Jr 29.11).

Lançando as ansiedades sobre Deus

A ansiedade é um mal que atinge muita gente. Ela rouba a paz interior e leva à depressão. Mas aquele que confia e espera no Senhor “não deve viver ansioso por coisa alguma, antes deve levar tudo a Deus pela oração e súplicas, com ação de graças, para que o coração e os sentimentos sejam guardados na paz de Deus em Cristo Jesus” (Fp 4.6,7).

O inimigo nos quer ver abatido pela ansiedade do nosso coração (Pv 12.25). Uma vez abatidos, não teremos forças para produzir nada, inclusive no servir ao Senhor, o qual deve ser feito com alegria (Sl 100.2). 

Finalmente, temos a seguinte recomendação bíblica:

“Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.” (Sl 55.22).

Portanto, digo: O Senhor tem cuidado de nós. Ele sempre cuida e cuidará de nós. Amém!