domingo, 10 de janeiro de 2016

Logo, Logotipo ou Logomarca?

Mas é logo, logotipo ou logomarca? Essa é uma dúvida que deixa muitas pessoas inquietas e com medo de errar. Afinal, é errado falar “logomarca”? É a mesma coisa que logotipo ou os dois estão certos e são diferentes entre si? Para aumentar ainda mais a confusão que existe até entre os profissionais da área, a palavra logomarca está incluída em nosso dicionário.

Segundo o Dicionário Online de Português:

Significado de Logomarca

s.f. Reunião de algumas informações importantes como o nome de uma marca, com o intuito de destacá-la através de letras específicas ou outros atrativos gráficos, para torná-la um símbolo visual capaz de caracterizar e representar um produto, uma empresa etc.

(Etm.logo + marca).

Significado de Logotipo

s.m. Grupo de letras, abreviações etc., fundidas em um bloco único para acelerar a composição tipográfica. Desenho característico de determinada instituição, marca comercial ou de um anunciante, usado para identificá-los em impressos, anúncios de propaganda etc.

Mas, mesmo que a nossa língua pátria nos diga que usar as palavras logo, logotipo ou logomarca estão certas e significam praticamente a mesma coisa, há aqueles profissionais da área de comunicação que condenam a palavra logomarca e aquelas que defendem que seu uso é legítimo, afirmando, inclusive, que existem diferenças básicas entre logotipo e logomarca.

Afinal, é logo, logotipo ou logomarca?

Logotipo

Em grego, “logos” quer dizer significado, conceito. Já “typos”, quer dizer símbolo ou figura. Assim, a palavra logotipo quer dizer “símbolo visível de um conceito”. Isso quer dizer que se temos um cliente que, por exemplo, nos dá um conceito a ser trabalhado, este é o logo, a esse conceito, fazemos um símbolo gráfico, que é o tipo.

Há quem diga que logotipo é a marca da empresa escrita de determinada forma, como observamos na marca do Google. Mas o que a maioria dos profissionais da área concorda é que o logotipo pode ser apenas uma representação gráfica, apenas o nome da empresa desenhado de uma forma que mostre o conceito, ou a parte gráfica com as letras, tudo junto.

Por que dizer que logomarca é um erro

A profissão de designer é algo novo no mercado, logo não existe padrão em quase nada, a começar pelo salário e incluindo até o padrão terminológico. O termo logomarca tem se difundido entre os profissionais da comunicação e design para se referir ao logotipo.

Atualmente, quem defende esse neologismo costuma justificar a legitimidade do termo afirmando que logomarca é a junção do símbolo que representa a empresa com seu nome, como podemos observar em marcas como a do McDonald´s, que é formada pelos arcos amarelos e assinada com o nome do fast food.


LOGO, LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

Olhando dessa maneira, faz sentido, mas ainda é preciso entender a etimologia da palavra. O termo é formado pela união de “logo” e “marca”. Como já observamos, “logo” vem do grego e significa conceito, significado. Já “marca” vem do germânico “marka” e traduz-se como significado. Assim, a palavra logomarca seria um termo redundante: significado do significado.

Existem os que condenam quem fala logomarca e também aqueles que “confundem” os termos, e é muito difícil dizer quem está certo e quem está errado, se até a língua portuguesa adota as duas terminologias. No final das contas, o que importa mesmo é resolver o problema na comunicação do cliente com profissionalismo.

Logo, logotipo ou logomarca? Não importa. Escolha a forma que mais te agrada.

Fonte: Logovia