segunda-feira, 4 de julho de 2016

O DOM é de Deus, mas a CAPACIDADE para realizar está em nós



Por: Pr. Levi Costa

Alguns acham que por ser crente em Deus não podem crer em si mesmos naquilo que diz respeito às suas potencialidade de vida. Mas, a nossa fé em Deus em nada elimina a fé em nós também, ou seja, a confiança que devemos ter em nossas próprias potencialidades pessoais.

Quando o anjo chega a Gideão lhe diz três coisas para as quais devemos atentar muito bem, pois dizem respeito a nós também, disse o anjo a Gideão: "O Senhor é contigo, varão valoroso, vai nesta tua força" (Jz 6.13,14), essas palavras seria o mesmo que dizer: "Você não está só; você tem valor; você é capaz."

Então, porque ficar esperando que Deus faça tudo por nós? Vemos que após Deus criar todas as coisas Ele criou o homem, e disse a Adão para que desse nome aos seres criados (Gn 2.19).Com isso, podemos concluir que o poder de criar pertence a Deus, mas Deus não excluiu Adão de fazer parte disso, Ele deixou para o homem o trabalho de nomear os seres criados, o que requer um grande potencial criativo.

Nós temos todo um potencial dado pelo Criador para ser devidamente utilizado para aquilo que for útil e proveitoso, a questão é, nós cremos realmente em nosso próprio potencial de vida como um dom de Deus? Eu sei que muitos podem dizer que esse pensamento parece meio que esotérico, tipo Nova Era, algo místico ou coisa do tipo. NÃO! Ao contrário, diz repeito a nossa humanidade em potencial, ser um crente não elimina o ser humano, com todas as suas características pessoais.

Outro exemplo, é a construção da torre de babel, Deus mesmo disse de seus idealizadores: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer." (Gn 11.6), então veja, o próprio Deus disse: "nada poderá impedir o que planejam fazer", isso se chama "potencial de realização", é fazer algo focado em um objetivo final". Isso pode ser tanto para o bem quanto para o mal, de que lado você está mesmo?

Entenda uma coisa, o DOM é de Deus, mas a CAPACIDADE para realizar está em nós, mediante o dom recebido como seres criados à imagem e semelhança do Criador. O apóstolo Paulo faz Timóteo lembrar dessa verdade ao dizer-lhe: "Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos". (2 Tm 1.6).

Portanto, VAI NESTA TUA FORÇA E...", agora é com você!